A atuação das redes sociais em meio a pandemia

A atuação das redes sociais em meio a pandemia - driveads.com.br

Nesse ano de 2020 todos fomos pegos de surpresa. A quarentena fez com que lojas fechassem, empresas passassem a trabalhar home office e, com isso, a melhor forma de se comunicar foi pelas redes sociais em meio a pandemia. Muitos negócios tiveram que se adaptar a nova realidade, se atualizar com relação às novas tecnologias e canais de comunicação, muitas outras tiveram que se reinventar por conta dessa grande mudança na sociedade.

Desde o início de março deste ano, quando a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou a pandemia do coronavírus, tivemos que viver em isolamento social, de mudança de hábitos e estratégias. Para bons empreendedores, pandemia é sinônimo de crise, e para quem tem um ótimo faro, consegue detectar ótimas oportunidades, mesmo em meio a tantas dificuldades e más notícias.

Esse momento se tornou ideal para as empresas se aproximarem de seus clientes. Se antes elas já eram importantes, agora as redes sociais se tornaram essenciais na pandemia. Agora seus clientes estão a maior parte do tempo em casa. Segundo dados da pesquisa Global Digital Overview 2020, o brasileiro fica 3 horas e 31 minutos por dia nas redes sociais.

Em comparação a janeiro do ano passado, o número de pessoas conectadas à internet aumentou em 7%, são 298 milhões de novos usuários. Com isso, já é de se esperar e nada nos surpreende em saber que o Brasil está em 3° lugar no ranking de populações que passam mais tempo nas redes sociais.

O estudo ainda destaca que as pessoas estão buscando usar a internet com mais consciência, se inclinando para uma relação digital mais saudável. Com isso, mais pessoas estão voltadas a quererem interações com histórias reais, com experiências e acontecimentos transparentes.

Com esse turbilhão de acontecimentos e necessidades da audiência, muitas empresas recorreram por ajuda no Marketing Digital para colaborar nessa missão de dar voz a marca, e fazê-la mais humana possível, mediante a tantas fake News e a essa chuva de desinformação que ocorreu esse ano.

É fato que o engajamento aumentou nas redes sociais na quarentena, com destaques para o Instagram que registrou um aumento de 40% e o TikTok que alcançou a marca de 1 bilhão de downloads. O isolamento contribuiu para que marcas e influenciadores ganhassem espaço nas redes sociais, buscando assim o caminho da criação de conteúdo como forma de se aproximar da audiência e fortalecer sua imagem no atual cenário.

A mudança de comportamento do público nas redes sociais

A mudança de comportamento do público nas redes sociais - driveads.com.br

Com o isolamento, todas as pessoas passaram a fazer suas atividades em casa e online. Muitas empresas se viram perdidas mediante a essa nova realidade, sem saber como gerenciar suas redes para melhorar as vendas, e muitas delas nem tinham redes, e ainda por cima tinham que descobrir como o público estava se comportando com toda essa mudança.

Por falar em público, seu também comportamento mudou. A quantidade de tempo que as pessoas ficam na internet, assim como os horários e rotina se modificaram.

Algumas estratégias podem ser usadas para essa analisar o comportamento do público e para manter as redes sociais ativas. Como a de manter a frequência das postagens, e de levar aos seguidores um conteúdo relevante e educativo. Vale lembrar que cada canal tem uma linguagem diferente, por isso, é importante conhecer cada canal, como seu público.

Antes da pandemia, os horários para postagem eram mais específicos e claros de se identificar como, por exemplo, 11h e 12h, 18h 19h. Agora, com a audiência mais fragmentada é necessário medir e testar a melhor hora para postagens. Estamos todos suscetíveis a mudanças, principalmente neste cenário, mas precisamos estar prontos para essas mudanças de comportamento da audiência.

As redes sociais salvando negócios

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A melhor forma de sobreviver é se adaptar para não ser engolido ou ficar para trás diante dessa onda de mudanças. Com isso, inúmeros negócios surgiram nas redes sociais, solucionando problemas que a pandemia trouxe. Quem antes não vendia online passou a vender, mais de 78 mil PEs (Pequenos Empreendedores) se renderam e criaram perfis nas redes sociais, de acordo com pesquisa feita pelo mLabs – Plataforma Online de Gestão de Mídias Sociais Focadas em Pequenos Negócios.

As redes sociais salvaram muitos negócios. Na verdade, elas são poderosas aliadas, onde as empresas podem fortalecer sua marca e torná-la mais humanizada. Logo no início, para muitos empreendedores que não eram íntimos, as redes sociais pareciam um bicho de sete cabeças, mas conforme a adaptação foi acontecendo, essa relação foi se estreitando.

Algumas instituições como, por exemplo, o SEBRAE lançou vários cursos para auxiliar empreendedores nesse novo desafio diante deste cenário. O que colaborou para que negócios que possivelmente iriam estagnar, pudessem seguir migrando para o espaço digital sem custos.

A vantagem é ainda maior. Muitos consumidores ainda escolhem fazer compras online. Se sua empresa tiver uma marca solidificada nas redes sociais, na sua comunidade, provavelmente muitas pessoas vão optar por comprar com você pela credibilidade que seu negócio passa.

O segredo é não fugir dessa nova realidade, é encarar, se atualizar, buscar inovar e abusar da criatividade nas redes sociais.

Dicas para gerenciar as redes sociais da sua empresa em meio a pandemia

Dicas para gerenciar as redes sociais da sua empresa em meio a pandemia - driveads.com.br

O uso das redes sociais em meio a pandemia se tornou imprescindível. Talvez, em algum momento, seja até necessário fazer uma reavaliação do posicionamento da sua marca nas redes sociais, levando em consideração a quantidade de mudanças que acontecem. Faça uma análise e liste o que dá certo e o que não deu certo em relação ao consumo, vendas, relacionamento com clientes, informações do segmento, entre outros.

  • Mantenha suas redes ativas com conteúdo interessantes e educativos;
  • Tenha regularidade das postagens;
  • Gere engajamento para seu perfil;
  • Não abra mão de interagir com seus seguidores mais constantes;
  • Foque nas ideias que dão certo, analise os resultados;
  • Aposte em fazer conteúdos de vídeos;
  • Seja criativo e claro nas ideias e textos;
  • Esteja atento as necessidades do seu público;
  • Aproveite as ferramentas dos aplicativos para interagir com seu público;
  • Conte mais sobre sua história;
  • Esteja atento as novidades e lançamentos;
  • Esteja sempre preparado para mudanças.

Se você quer dar um direcionamento para sua marca, fortalecer nas redes sociais e estabelecer conexão com seu público, entre em contato com a gente. Nós fazemos um diagnóstico do seu negócio para verificar as melhores oportunidades, realizamos um planejamento para criação de conteúdo e posicionamento da marca.

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