Você sabe o que é Matriz Swot?

Você sabe o que é Matrix Swot? - www.driveads.com

Se você tem uma empresa e nunca ouviu falar em Matriz Swot, queremos te apresentar esse sistema super necessário e como ele pode ser aplicado em qualquer ambiente. Também chamada de Análise Swot ou Análise FOFA, a Matriz foi criada na década de 60 na Universidade de Standford, que significa Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats.

Aqui no Brasil chamamos de Matriz FOFA, justamente por se referir à Força, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. Explicando de maneira simplificada, essa ferramenta vai avaliar os pontos fortes e fracos de uma empresa, as vantagens e os benefícios, vai gerenciar o cenário interno e externo. Esse é, sem dúvida, um dos métodos mais utilizados para planejar processos, antecipar possíveis ameaças e corrigir erros.

Entenda as características da Matriz Swot

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Força

Nesse ponto, vão ser listadas todas as vantagens e forças em comparação aos concorrentes. Detecte quais são as atividades e processos que a empresa faz com eficiência, quais os melhores produtos e recursos e todas as qualidades. Todos esses pontos diferenciais que podem ser usados como vantagem competitiva. Após identificá-las, é necessário otimizar cada uma delas.

Quando se trata de competitividade, sua marca pode sair na frente se ela se destaca por anos no mercado, se ela tem uma imagem positiva, se tem boa interação nas mídias sociais e é humanizada. Quaisquer que sejam os pontos fortes, use a seu favor.

Fraquezas

Não diferente da força, aqui serão pontuadas todas as ineficiências na empresa, o que traz desperdícios, e que acaba prejudicando os negócios. Os produtos que não têm qualidade, os processos que não dão certo. Como nenhuma empresa é perfeita, espera-se que haja fraquezas, porém, elas se tornam um grande problema quando não são reconhecidas, ou quando são deixadas de lado. É necessário encontrá-las e estudar a forma como será resolvido.

Fique atento nessas áreas internas, pois elas estão passíveis de controle. Talvez a fraqueza que esteja atrapalhando o desenvolvimento do seu negócio seja pelo fato dos funcionários não estarem imersos na visão, essência e posicionamento da empresa e, com isso, estejam desmotivados. Outra situação é a falta de tempo para treinar sua equipe para melhorar no atendimento ao cliente.

Oportunidades

Essa é a parte que, diferentemente da Força e da Fraqueza, não pode ser controlada. As oportunidades surgem e podem ter impactos positivos para a empresa. Diante dessa imprevisibilidade externa, é preciso que a empresa esteja preparada para não deixar passar essa chance.

Uma boa estratégia é a automação das tarefas para potencializar o tempo na empresa e assim não perder tempo quando as oportunidades chegarem. É preciso estar preparado e aproveitar cada chance de se destacar.

Ameaças

Aqui encontramos o oposto de Oportunidades, onde também não se tem controle, mas que pode atingir negativamente os negócios. As ameaças são situações que não se veem quando chegarão, mas que se a empresa tiver um plano de proteção e um bom planejamento, ela poderá se prevenir dos impactos dessas ameaças. Problemas como falhas no sistema, concorrentes ou até mesmo crises causadas pela pandemia do covid-19, por exemplo.

Como fazer uma análise Swot?

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Com esses fatores internos (Força e Fraqueza) e externos (Oportunidades e Ameaças) pontuados, é necessário planejar como os pontos positivos irão ser usados para sanar as deficiências causadas pelos pontos negativos, superando assim as ameaças e estando preparados para as oportunidades.

Após colocar tudo no papel, você vai estabelecer uma relação entre os pontos. Quando se trata de Matriz Swot, é necessário tanto pontuar quanto colocar em prática, transformar o que está no papel em ação. Aproveite e transforme suas qualidades em algo de valor para seus clientes. Para o que for negativo, busque estratégias de minimizar e corrigir. Veja como:

Solucionando problemas internos

Monte uma tabela com espaço para escrever cada ponto, separando aspectos internos e externos, e analisando o que a empresa precisa mudar. Para as questões internas, uma das melhores formas de realizar é organizando reuniões de brainstorm com os colaboradores, ou seja, aqueles que vivem e convivem diariamente com os problemas e resultados do negócio.

Dessa forma, faça com que esses colaboradores tragam á mesa cada um desses pontos. Isso trará clareza sobre todos os pontos da Swot, mostrará o caminho a seguir e a tomada de decisões.

De olho nos fatores externos

Para questões externas, por mais que sejam pontos inacessíveis de gerenciamento, é possível se preparar pesquisas de mercado, buscar atualizações do meio, estar atento às novidades tecnológicas.

Atento nos colaboradores

Sabendo que a Matriz Swot é uma ferramenta que será usada para saber como se portar diante do ambiente externo e interno, vale lembrar que a FOFA também ganhou mais duas vertentes, a Felicidade e a Tristeza, que estão ligadas a pessoas, mais especificamente, aquelas pessoas que trabalham na sua empresa. É importante analisar o que deixa seus colaboradores triste ou felizes, como: atraso de salário, horas no trânsito, pegar ônibus lotado, horário de trabalho, etc.

As vantagens de unir a FOFA

Começando pelo ponto favorável, a Força pode ser relacionada tanto para impulsionar as Oportunidades, quanto para a preparação contra as Ameaças. É necessário estar atento e analisando sempre, pois, muitas vezes as Fraquezas são momentâneas, e se você conseguir trabalhar elas, você poderá transformá-las em Oportunidade para seu negócio. A pandemia, por exemplo, foi uma Oportunidade para o mercado farmacêutico. E, além disso, tiveram os outros mercados que tiveram que se adaptar.

Fique atento, pois, analisando seus concorrentes talvez você perceba que sua empresa se destaca nas redes sociais pelo simples fato dele não saber investir em uma boa comunicação, e isso conta como positivo para você, mesmo que seu produto não seja tão bom quanto o dele.

Com isso, aproveite para se fortalecer nas mídias, criar um blog e ter um site bem estruturado com bom posicionamento. Com isso, seu concorrente não se torna mais uma ameaça para você. Sua estrutura digital e a boa comunicação fará com que seu produto seja mais conhecido e tenha mais destaque, logicamente, seu negócio terá mais lucro.

Tudo isso é possível com uma análise da Matriz Swot, uma ferramenta simples e acessível. O ponto crucial está em uma análise sincera, em questionamentos reais, uma reflexão sobre a essência da marca e o que ela oferece.

As vantagens de usar a Matriz FOFA são inúmeras. Imagine que além de usar para prever possíveis ameaças, ela ajuda na resolução de problemas, e no impulsionamento de oportunidades para o seu negócio.

Se sua empresa passa por um momento difícil ou desafiador, e deseja alcançar novos voos, a Drive pode te ajudar. Nossa agência conta com profissionais especializados prontos para te dar todo suporte.

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