Você já ouviu falar em Efeito Banner Blindness?

Qual foi a última vez que um banner te chamou a atenção e te fez realmente querer interagir ou clicar nele para comprar algum produto?

Pois é, sabe porque isso acontece? por causa do efeito “Banner Blindness”. Entenda nesse artigo como isso acontece e como evitar que sua marca caia no limbo do esquecimento visual.  

O termo “Banner Blindness” foi criado em 1998, após alguns testes com usuários da internet, em que a maioria de forma inconsciente ou consciente ignorou por completo as informações apresentadas nos banners vistos. A partir disso, o banner blindness foi caracterizado como a ação de um ou mais visitantes, de ignorar completamente os anúncios publicitários em sites.

Esse efeito é muito visto nas crianças hoje em dia, dê um tablet ou smartphone para uma criança e ela já vai “pular” as propagandas do Youtube, elas já sabem o que é uma propaganda, um banner. 

Qual a causa de acontecer o Banner Blindness em nossa mente? 

Existem uma infinidade de motivos para que a o fenômeno banner blindness ocorra. Dentre elas criar campanhas em sites sem a segmentação correta, ou seja, apresentando produtos/serviços para o público errado, pessoas que não terão interesse sobre o assunto.

Outro motivo, é o design do banner. Se ele não for atrativo, chamar a atenção para o público, muito provavelmente será completamente ignorado. É preciso investir em um título e design atraentes, mas sem ser poluído.

O banner blindness tem um impacto muito negativo na sua estratégia de marketing digital, portanto não basta só ter um bom investimento, é necessário saber criar uma campanha com as mais variadas estratégias. Veja no tópico a seguir algumas formas de evitar o banner blindness.

Preste muito a atenção nessa imagem. Foque nela por mais de 1 minuto.

Entenda que o nosso cérebro é um leitor natural de padrões, ele tem um filtro de informações e como ele é um músculo ele se exercita lendo informações. Então para processar tanta informação de maneira rápida, ele busca ler padrões e quando ele identifica algo FORA DO PADRÃO ele simplesmente acusa na hora e leva TODA a sua atenção exatamente para este lugar.

Eu tenho toda segurança em lhe dizer que sei EXATAMENTE onde está a sua atenção.

Vou lhe mostrar na próxima imagem. Me diz se eu errei… Seja sincero!

Acertei? Sua atenção foi totalmente roubada para este ponto, certo? É assim que você pode entender seu posicionamento na internet, agora vamos entender como evitar o Banner Blindness.

Como evitar que aconteça o Banner Blindness?

Como vimos anteriormente, investir em um design atrativo é primordial, que seja clean e que chame atenção. Use todos os recursos possíveis para que sua campanha seja atrativa, afinal, a concorrência é acirrada. Sendo assim, sua marca precisa apresentar um diferencial.

Trabalhe com anúncios responsivos, ou seja, adaptado para dispositivos móveis. É fato que estamos ligados à internet pelo celular muito mais do que em um desktop, então não deixe de criar anúncios otimizados para mobile!

E lembre-se, sua campanha só será bem sucedida e você poderá evitar o banner blindness segmento-a para o público certo. Planeje com atenção, estude seu público e personas antes de investir nos anúncios. De nada adianta seu anúncio aparecer para milhares de perfis que não serão impactados pela mensagem, concorda?

Se precisar de ajuda para fazer uma campanha com um bom retorno e com um número mínimo de banner blindness, fale com um de nossos especialistas.

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